Última atualização:

EDIMBURGO: O QUE VER E FAZER NA APAIXONANTE CAPITAL ESCOCESA

Categorias Europa, Intercâmbio em Familia, Viagens em família

A capital escocesa é  simplesmente apaixonante. Para quem gosta desse estilo de cidade, diríamos que é uma preciosidade. Declarada patrimônio da humanidade em 1995 pela UNESCO, é daquelas cidades para se perder, sem pressa, por suas ruelas e becos cheios de história e estórias. Além disso, a arquitetura vitoriana e acinzentada pela ação do tempo, o som da gaita de fole tocada aos quatro cantos por homens usando kilt –  a típica saia escocesa – tudo contribuindo para que você sinta como se tivesse voltado alguns séculos atrás. Ficamos na cidade por três dias, mas ficaríamos bem mais se pudéssemos.

Edimburgo é fácil de ser explorada à pé. É relativamente pequena e os pontos de interesse ficam  próximos uns dos outros. A cidade se divide em Old Town, onde estão a maior parte das atrações turísticas, e a New town, a parte mais nova da cidade (mas nem tanto). Veja abaixo tudo que visitamos.

O QUE VER E FAZER:

CALTON HILL:

Começamos a explorar a cidade partindo do Calton Hill, uma colina que fica no centro da cidade e onde estão vários monumentos  em estilo neoclássicos, um observatório e de onde se tem uma bela vista da cidade e do mar.

edimburgo calton hill
Calton Hill e seus monumentos
Edimburgo
Old Town vista a partir do Calton Hill

THE SCOTT MONUMENT , PRINCESS STREET GARDEN E SCOTTISCH NATIONAL GALLERY:

Saindo de Calton Hill, fomos caminhando pela Princess Street até o The Scott Monument, um monumento em homenagem a Sir Walter Scott, famoso escritor escocês. Em estilo vitoriano gótico, foi construído oito anos após a morte do escritor. É possível subir suas escadas e de lá ter uma vista panorâmica da cidade.

Scott Monument

Horários de Funcionamento:

01 Abril – 30 Setembro        Seg-Sab 10:00-19:00
01 Outubro – 31 Março        Seg-Sab 10:00-16:00
Valor:  £5

Dali já se tem uma vista parcial do Princess Street Garden. Entre no jardim e o explore sem pressa. É daqui que você terá uma das vistas mais lindas do Castelo de Edimburgo. Como entramos pela parte de trás do parque, começamos nossa visita andando em meio a um cemitério (não se assuste, são comuns por todos os lados em Edimburgo) . Séculos atrás era muito comum cemitérios junto a igrejas e ali está a St John Church’s.

Continue caminhando pelo parque até chegar ao The Mound onde estão localizadas a Royal Scottish Academy e Scottish National Gallery. Como já estávamos no final de nossa viagem pelo Reino Unido e França, havíamos visitados diversos museus então demos apenas uma rápida olhadinha no Scottish National Gallery mas, se você estiver com tempo e gostar de arte, vale a pena explorá-lo minuciosamente.

 

Endereço: The Mound, Edinburgh EH2 2EL, Reino Unido – aberto diariamente de 10 h ás 17h. Entrada gratuita.
SCOTT WHISKY EXPERIENCE E WORLD OF ILLUSION:

Após a visita ao Scottish National Gallery, fomos em direção à entrada do Castelo de Edimburgo pois, ali estavam duas atrações que queríamos conhecer: o Scott Whisky Experience e o World of Illusion para as crianças se divertirem um pouco.

O Scott Whisky Experience é considerado o único museu do país dedicado à bebida tipicamente escocesa, o whisky. Há diversos tipos de tour com degustação e explicação detalhada. Não fizemos nenhum deles, apenas conhecemos a loja do local e compramos alguns souvenirs por lá.

A loja fica aberta diariamente de 10h ás 19h. Como são oferecidos diferentes tipos de tours para degustação visite o site , e descubra qual deles vai se encaixar melhor em seu roteiro e no seu orçamento.

Bem de frente ao Scott Whisky Experience estão o Tartan Weaving Mill, onde você poderá aprender e descobrir  tudo sobre o Tartan (a padronagem xadrez que é símbolo da cultura escocesa e representa os diversos clãs daquela sociedade), Kilts e Clãs.

Ao lado, está o World of Illusion e a Câmara Obscura, onde é possível se divertir com atrações interativas e de ilusão de ótica distribuídos em um prédio de cinco andares, além de aprender um pouco sobre a cidade. No dia de nossa visita a Câmara Obscura estava fechada, mas as crianças ficaram mais de duas horas se divertindo no World of Ilusion. Foi uma pausa nas atrações históricas para que elas recarregassem as energias e também para que o passeio atendesse ao interesse de todos.

Horários de Funcionamento:

Jul – Ago:      Diariamente 9.00h – 22.00h
Set – Out:      Diariamente 9.30h – 20.00h
Nov – Mar:      Diariamente 10.00h -19.00h
Abr – Jun:      Diariamente 9.30h – 8.00h

Valores:

Adultos:                  £15.50
Estudante (com ID):                  £13.50
Idoso:                  £13.50
Crianças (5–15 anos):                  £11.50
Até 5anos:                Gratuito

 

O CASTELO DE EDIMBURGO:

Majestoso e imponente, O Castelo de Edimburgo é a grande atraçã de Edimburgo. A sensação que se tem é que ele é onipresente: por onde andamos pela cidade o avistamos. Com séculos de história e construído sobre o platô de uma rocha vulcânica, o Castelo foi importante base militar desde o séc.  XII. A visita ao Castelo Edimburgo deve ser feita com calma. Reserve em torno de 2 ou 3 horas para visitá-lo e, se possível, programe-se para estar no castelo às 13:00 hs, que é quando acontece a One o’clock gun, uma cerimônia que consiste em um tiro de canhão, pontualmente ás 13:00 hs, de segunda a sábado, desde 1861. Originalmente, essa era forma utilizada para que os marinheiros ajustassem seus cronômetros e acabou tornando-se uma atração turística que é mantida até os dias atuais.

Dentre as atrações do Castelo destaca-se a Sala da Coroa, onde estão guardadas as jóias da Coroa Escocesa e a Pedra do Destino, onde os reis e rainhas se assentavam durante a coroação.
A Capela de Santa Margarida, os aposentos reais, o imponente Grand Hall e as prisões militares também podem ser visitados.

Categoria Preço no local Compra antecipada pelo site
Adultos (16 – 59 anos)               £18.50                                   £17.00
Criança (5 – 15 anos)               £11.50                                   £10.20
Idosos (60 anos)
              £15.00                                   £13.60

Endereço: Castlehill, Edinburgh EH1 2NG, Reino Unido
Funcionamento: Diariamente, das 9h30 às 17h

THE ROYAL MILE:

Saindo do castelo desça toda a Royal Mile, a principal rua de Old Town  que liga o Castelo de Edimburgo ao  Hollyroodhouse Palace, a residência da família real britânica na Escócia. Cheia de lojinhas de souvenirs que incluem os famosos Kilts, gaitas de fole, whiskies para todos os gostos e bolsos, biscoitos, vaquinhas escocesas e o monstro do Lago Ness de pelúcia e mais uma infinidade de bugigangas. Caso esteja procurando presentes e lembrancinhas, esse é o lugar. Inclusive para whisky, que é bem mais em conta nas lojas pela Royal Mile que na loja da Scott Whisky Experience. A Catedral de St. Giles, a igreja mais visitada de Edimburgo, fica a poucos quarteirões do Castelo. Ali em frente costumam ficar alguns escoceses tocando a gaita de fole, uma das grandes tradições escocesas.

É aqui também que você encontrará a loja The Fudge Kitchen,  onde é produzido e vendido o tradicional doce feito de leite, xarope, muito açúcar e sabores diversos. Nós passamos na loja no final da tarde e o proprietário nos disse que no dia seguinte, por volta das 10 h eles fariam o fudge e, caso quiséssemos acompanhar, era só se chegar no horário. E assim fizemos. Ás 10 hs estávamos lá e acompanhamos todo o processo e ainda experimentamos o fudge feito na hora. Delícia demais! E o cheiro? Maravilhoso!! Caso você não consiga acompanhar a produção, pelo menos experimente essa gostosura. Mas não compre nas lojas de souvenir. Vá na loja de fudge para experimentar o verdadeiro doce. Sempre tem degustação para você se perder nos sabores. Gostamos bastante do sabor tradicional e do chocolate com sal grosso, até trouxemos pro Brasil.

Endereço: 30 High St, Edinburgh EH1 1TB, Reino Unido

PARLAMENTO ESCOCÊS E HOLYROODHOUSE PALACE:

No final da Royal Mille você chegará ao Parlamento escocês  que fica bem próximo ao Holyroodhouse Palace. A entrada ao Parlamento é gratuita e só vale a pena a visitá-lo se você tem algum interesse na área. Como somos bem curiosos e não perdemos a oportunidade, demos uma voltinha por lá, uns 20 minutos são suficientes para conhecê-lo. Ao fundo do Parlamento Escocês está o Arthur’s Seat , outra atração natural da cidade para aqueles que curtem fazer trilhas e querem ver a cidade por outro ângulo.

IMG-1068
A entrada do Parlamento Escocês e ao fundo o Arthur’s Seat: excelente opção para quem gosta de caminhadas em meio a natureza.

O Palácio de Holyrood serviu como residência dos principais reis e rainhas da Escócia desde o séc. XV. Foi ali que James II nasceu (1430) , foi coroado, casou-se e morreu. Também em Holyrood morou Maria I da Escócia e onde aconteceu grande parte da curiosa história que envolve essa emblemática rainha (e que você saberá com detalhes pelo áudio guia). Nos jardins do palácio estão as ruínas da Abadia dos Agostinianos, construída em 1128. Foi palco de várias coroações e casamentos reais mas, no séc.XVIII seu telhado desabou e a deixou no estado atual.

Holyroodhouse
Palácio de Holyrood
IMG-1085
Ruína da Abadia dos Agostinianos

Hoje em dia, o Holyroodhouse é a residência da família real britânica quando estão na cidade, normalmente uma semana por ano. Nessas ocasiões a visitação ao castelo não é permitida portanto, consulte site do castelo para evitar imprevistos. Na saída do tour pelo castelo há uma loja de souvenirs e o CAFÉ AT THE PALACE, com pratos simples para um lanche ou uma boa opção de local para ter a experiência deliciosa de um tradicional chá  inglês com os devidos acompanhamentos: scone ( espécie de pão doce) com geleia e creme, mini sanduíches e alguns docinhos.

Horário de Funcionamento do Castelo:

1 Nov- 29 Mar 09:30h 16:30h
31 Mar -31 Out 09:30 18:00h

Valores:
Adultos: £14.00
Acima de 60 anos / estudantes ( com ID) : £12.70
Abaixo de  17 anos / PNE : £8.10
Abaixo de 5 anos : Gratuito
Familia  (2 adultos e 3 crianças até de 17anos) : £36.10

 

THE ELEPHANT HOUSE E GREYFRIARS BOBBY:

Aos fãs de Harry Potter, Edimburgo é um prato cheio. Afinal, grande parte da estória do bruxinho e detalhes do mundo que o envolve foi inspirado na cidade. J.K. Rowling, escritora da saga, passava horas nos fundos do  The Elephant House, sentada em uma mesa com vista para o Castelo e para o Greyfriars Cemitério escrevendo seus livros. Alguns nomes de seus personagens foram inspirados nas lápides do Greyfrias, o que acabou fazendo do local um ponto turístico.  E a linda Victoria Street , com a típica arquitetura da cidade, havia inspirado o místico beco diagonal.

 

Alguns quarteirões após o The Elephant House, está a estátua de Bobby, o cachorrinho mais famoso da Escócia. Conta a história que John Grey, o coveiro do cemitério Greyfriars, tinha Bobby há dois anos quando veio a falecer.  A partir de então, o cachorro tomou conta do túmulo de seu dono por 14 anos, quando também morreu. A história comoveu os escoceses que fizeram essa estátua em 1873, bem de frente a entrada do cemitério. Além disso, no Greyfriars Kirkyard, há uma lápide onde o cachorrinho teria sido simbolicamente “enterrado”. Está sempre cheia de gravetos que os turistas deixam ali como forma de homenagear Bobby. Reza a lenda que acariciar o focinho da estátua dá sorte.

MUSEU NACIONAL DA ESCÓCIA:

Após acariciar o focinho do Bobby, atravesse a rua e  você já estará pertinho do National Museums Scotland. É o segundo mais importante do Reino Unido (o primeiro é o Museu Britânico, em Londres) e encanta adultos e crianças. Abriga várias coleções, entre elas, a da ciência e tecnologia onde está exposta a Ovelha Dolly, lembra-se dela? Há também diversas atrações interativas que divertem bastante as crianças.

Aberto diariamente, de 10:00h ás 17:00h – entrada gratuita.  Endereço: Chambers St.

GRASSMARKET E HAGGIS:

E pra finalizar seu dia em Edimburgo, nada melhor que um dos diversos pubs espalhados pela cidade. Nós ficamos hospedados exatamente ao lado do Pub  Greyfriars Bobby e estávamos ansiosos para conhecer. Porém, ele estava fechado para reforma!! Foi uma pena mas, uma boa desculpa para voltar a Edimburgo. A região conhecida como Grassmarket é lotada de pubs e também fica bem próximo ao Castelo de Edimburgo. Escolhemos o Last Drop para experimentar o tradicional prato escocês Haggis, que é bem parecido com o brasileiríssimo “buchada de bode”. O Haggis é feito com o bucho de carneiro recheado com vísceras e farinha de aveia. Não se deixe levar pelo preconceito e experimente: é delicioso!

 

OUTRAS ATRAÇÕES EM EDIMBURGO:

Essas foram as atrações que visitamos mas, há outras opções do que ver e fazer caso você tenha mais tempo:

  • HMY Britania: Navio- museu ancorado permanentemente em Edimburgo que transportou a família real britânica por mais de 40 anos. Pode ser visitado no verão ( abril a outubro) de 09:30 h ás 16:30 e no inverno ( novembro a março) de 10:00 h ás 15:30 h.
  • Valores:
    Adultos £16.00
    Crianças ( 5-17 anos) £8.50
    Crianças (até 5 anos) Gratuito
    Idosos (acima de 60) £14.00
    Estudantes (com ID) £14.00
    Família (2 adultos & 3 crianças ou mais) £45.00
    Endereço: Ocean Dr, Edinburgh EH6 6JJ, Reino Unido
  • Museum of Childhood: Com uma grande coleção de bonecas e brinquedos em geral, é uma boa opção de passeio para quem está com crianças.  Aberto diariamente de 10h ás 17. Entrada gratuita.                                        Endereço:42 High St, Edinburgh EH1 1TG, Reino Unido

 

  • Museum of Edinburgh:  Conheça a história da cidade ilustrada por artefatos  arqueológicos e documentos históricos.  Aberto diariamente de 10h às 17h. Entrada gratuita.
    Endereço: 142-146, Canongate, Edinburgh EH8 8DD, Reino Unido
  • Ghost Tours: Apesar do charme da cidade, temos que admitir que Edimburgo tem um “quê”de fantasmagórico e lúgubre. É considerada uma das cidades mais mal assombradas da Europa ( para aqueles que acreditam em fantasmas e casas mal assombradas). Por esse motivo, não é de se estranhar que o mercado de turismo tenha  se aproveitado dessa característica da cidade para criar tours diversos. Você encontrará facilmente, pela Royal Mille, empresas que proporcionam esse tipo de experiência. Nós não participamos de nenhuma, mas a foto com o ônibus do tour teve que fazer parte da viagem.
  • ghost tour edimburgo

 

  • Museu dos Escritores: Museu dedicado a três importantes escritores escoceses – Robert Burns, Sir Walter Scott e Robert Louis Stevenson. Com entrada gratuita, localiza-se na bela Mansão Lady Stair na Royal Mile.                Horário de Funcionamento:De quinta a sábado,  10:00h às 17:00h.
    Domingos, das 12:00h às 17:00h(durante o Festival de Edimburgo).

 

 

1 ideia sobre “EDIMBURGO: O QUE VER E FAZER NA APAIXONANTE CAPITAL ESCOCESA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *