Última atualização:

Natal em Londres – Dicas do que ver e fazer em Londres no fim de ano

Categorias Europa

Natal em Londres – Dicas do que ver e fazer em Londres no fim de ano

Planejando viajar para Londres durante as festas de fim de ano? Então, esse post é pra você. Em Dezembro de 2017 ficamos uma temporada na cidade e acompanhamos o Natal em Londres. Veja nossas dicas para que sua viagem  seja inesquecível!

Clima em Londres no mês Dezembro:

Não é novidade pra ninguém que o tempo em Londres é quase sempre de nublado a chuvoso, principalmente no inverno.

Chegamos em Londres debaixo de neve – coisa rara na cidade- mas durou apenas dois dias.

Estava tudo lindo: nossa primeira viagem a Londres, os ônibus de dois andares vermelhos pelas ruas, friozinho mas…. arrastar malas e crianças na neve não é brincadeira.

A pequena distância entre a estação do metro e o apartamento que alugamos parecia uma maratona! Porém, nem isso tirou a magia daquela chegada. 

Durante os trinta dias que estivemos por lá, o clima variou bastante. Desde chuviscos, tempo frio e cinzento a alguns dias de céu lindamente azul porém,  sempre bem frio.

O que vestir:

Basicamente usávamos  a regra das  camadas que consistia em:

  •   Primeira Camada: blusa e calça térmica (ou meia calça bem grossa),
  •   Segunda Camada: jeans e blusa de manga comprida,
  •   Terceira Camada: um casaco de fleece ou lã

E, por cima de tudo, um casaco impermeável corta vento. Ás vezes, a camada intermediária não era necessária.

Gorros, luvas, cachecóis, meias térmicas e sapatos impermeáveis ou de couro são indispensáveis.

O que funciona e o que o que não funciona:

No dia 24 de dezembro, as ruas já começam a ficar mais tranquilas, as prateleiras dos supermercados mais vazias e no fim da tarde a cidade já está bem parada.

Isso acontece porque grande parte dos moradores viaja para outras cidades para passar o dia 25 com as famílias, que é quando os britânicos comemoram o Natal.

É tradição, neste dia, acompanhar o pronunciamento de natal da Rainha, que acontece sempre às 15:00 hs portanto, entre no clima e ligue a tv!

Quanto aos restaurantes, a maioria funciona normalmente no dia 24 e alguns oferecem almoços de Natal em forma de menus fechados. Portanto, se você pretende seguir a tradição local, faça reserva em algum restaurante.

Fique atento ao  funcionamento  do transporte público e das atrações turísticas.  No dia 25 de dezembro o transporte público (ônibus, metrô, trem) não funciona, ou seja, só dá fazer alguma coisa a pé ou de carro. Por isso, hospede-se em locais nos quais não necessite muito do transporte público.

Grande parte dos museus, parques e teatros fecha de 24 a 26/12 por isso, consulte o site de cada uma delas ao montar seu roteiro.

No dia 26/12 é feriado no Reino Unido, o Boxing Day, que é quando começam as liquidações de inverno. Atrai uma boa quantidade de pessoas sendo assim, caso não seja fã de multidões, evite as ruas mais direcionadas ao comércio.

ATRAÇÕES EXCLUSIVAS DO FIM DE ANO

MERCADO DE NATAL

Durante todo o mês de Dezembro, várias atrações pipocam pela cidade deixando-a mais charmosa.  Por isso, o ideal é fazer uma seleção delas para aproveitar ao máximo.

Uma boa pedida é passear pela margem sul do Rio Tâmisa  e curtir o  mercado de Natal  –  o Christmas By The River. Lá você vai encontrar barracas de comidas locais, artesanatos e presentes, o tradicional mulled wine (mistura de vinho quente com especiarias, parecido com o nosso quentão) e gente animada. É simplesmente imperdível.

PARQUE DE DIVERSÃO

O Hyde Park, o maior e mais conhecido da cidade, ganha um atrativo a mais durante o mês de Dezembro: o Winterwonderland. Trata-se de  um Festival de Natal com parque de diversão, rinque de patinação, comidas e bebidas para todo gosto. Consulte o site para informações sobre as diversas atrações e horário de funcionamento.

A entrada é gratuita e o ingresso das atrações mais simples custam aproximadamente 3 Libras. Já a patinação no gelo tem preços a partir de 9,50 Libras. Certamente é diversão garantida para toda família.

 

PATINAÇÃO NO GELO:

O Museu de História Natural, além de ser uma belíssima atração por si só, tem um rinque de patinação instalada em seu exterior durante todo o mês de dezembro. Dessa forma, você visitará duas atrações imperdíveis em Londres num só lugar!

rinque de patinaçao no museu de historia natural
O Rinque de Patinação mais charmoso de Londres

Endereço: Exhibition Road, London

DECORAÇÃO NATALINA:

Gosta de  árvores de Natal? Então, você precisa visitar a Trafalgar Square, praça onde fica o The National Gallery.

Ali, todos os anos, desde 1947, a Noruega envia o mais belo Abeto das florestas de Oslo, como forma de agradecimento pela ajuda prestada pelo Reino Unido durante a segunda guerra mundial.

A árvore tem mais de 20 metros de altura e o acendimento de suas luzes é um importante evento natalino da cidade. 

Caminhando  pela Oxford St. (última foto acima) e pelas ruas paralelas até o Picadilly Circus, além de fazer boas compras,  aproveite para admirar as vitrines e a decoração das ruas. São lindas e certamente encantarão adultos e, principalmente, crianças.

Outros locais que primam pelas belíssimas decorações são o Covent Garden e o Leadenhall Market.

Covent Garden é um mix de shopping a céu aberto com mercado. Ali  você pode adquirir desde perfumes Chanel a artigos vintages e artesanato.

Endereço: The Market Bldg, 41

O Leandenhall Market inspirou o famoso Beco Diagonal da saga Harry Potter. Construído em 1881,  esse mercado com belíssima arquitetura, atrai a atenção de quem passa por ali. Assim, além de  você  fazer  suas compras para sua ceia de Natal em Londres,  ainda curtirá o local e se divertir num dos tradicionais pubs da cidade.

Endereço: Whittington Av., City, off Gracechurch Street

 

Conte pra nós: Você já passou Natal em Londres? O que achou da experiência? Adoraríamos ler seu relato!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *