Afinal, o que é intercâmbio em família?

Através de nossos posts no Instagram sobre como foi nossa viagem de intercâmbio em família percebemos que muitas pessoas desconhecem essa modalidade de intercâmbio. Resolvemos, então, escrever um pouco mais para explicar como funciona esse tipo de intercâmbio.

Ao contratar um intercâmbio familiar, na verdade, você estará comprando aulas de língua estrangeira, geralmente inglês, para todos os integrantes da família numa mesma escola. Cada membro da família frequentará aulas de acordo com sua idade e nível de inglês. A facilidade é que, normalmente, pais e filhos estudam na mesma escola e em horários bem similares, o que proporciona uma grande sensação de segurança para os pais.

O tempo de permanência no país e a carga horária dos cursos dependerá da disponibilidade de tempo, dinheiro e o perfil da família. Na maioria dos casos, há possibilidade de contratar a moradia também  que  variará entre hotéis, aluguel de imóveis ou  homestay.

A grande vantagem de se fazer um intercâmbio em família é a possibilidade de ter uma experiência completamente diferente e poder dividir esse momento com aqueles que você mais ama: seus filhos. Além disso, serve como um “estágio” para quando eles resolverem fazer o intercâmbio sozinhos. Ter a segurança da presença dos pais fará toda diferença para  o melhor aproveitamento do aprendizado da língua. É um investimento  com retorno garantido, mesmo que a longo prazo.

Quando a família pode ficar mais tempo, como foi o nosso caso, a vivência fica mais rica ainda,uma vez que você acabará fazendo amizades, convivendo como e com locais, conhecendo sua cultura, tradições e costumes. E isso é uma experiência que não tem preço. Por mais que você viaje e conheça diferentes países, nada mais genuíno que se inserir na comunidade e viver o dia a dia como um morador. Ir ao supermercado, usar transporte público, ir aos restaurantes preferidos pelos moradores da cidade, participar das comemorações locais, reuniões de escola e tudo mais que te proporcione contato com os nativos.

IMG-0160
Programa tipicamente canadense: piquenique no parque.

O diferencial do nosso intercâmbio em família foi que estudamos em escolas diferentes. Por termos morado no Canadá por um semestre, preferimos que nossas filhas frequentassem as escolas públicas canadenses e não cursos só de inglês, até mesmo para que não tivessem problemas com as escolas quando voltássemos para o Brasil. Nesse post explicamos como é a rotina das escolas que elas frequentaram em Victoria, Canadá.

A maioria das famílias opta por fazer o intercâmbio durante as férias escolares aqui do Brasil. E é uma excelente maneira de otimizar uma viagem : aprendem inglês  e têm momentos de lazer juntos.

COMO ESCOLHER O LOCAL IDEAL PARA SEU INTERCÂMBIO:

A grande dúvida da maioria das famílias é decidir para qual país/cidade ir. Para ajudar a definir seu destino, principalmente se for ficar por um tempo maior, como foi o nosso caso, leve em conta todas as variáveis possíveis: necessidade/facilidade de conseguir visto para o país, custo de vida, valor dos cursos, tamanho da cidade, qualidade de vida ( principalmente em relação a segurança das cidades), condições climáticas, etc. Tudo isso influencia positiva ou negativamente, na adaptação e, consequentemente no bom aproveitamento do seu investimento. Cada família possui um perfil diferente por isso, além de pesquisar sobre o local escolhido, tente conversar com pessoas que moram ou já moraram onde vocês escolheram.  Como a  rotina de vocês será alterada drasticamente, quanto mais informações vocês tiverem do lugar, mais seguros se sentirão. Neste post  British Columbia, There We’ll Go!  explico como fizemos nossa escolha.

conexaofamilia.victoria.canada
New home sweet home!

Antes de optar por um destino, faça uma lista de prioridades e característica que vocês almejam. Por exemplo, nós decidimos que queríamos viver em uma cidade pequena onde pudéssemos conviver e viver como os locais. Principalmente  porque optamos por utilizar transporte público. Aliás, mais um detalhe importantíssimo para vocês analisarem: como é o trânsito na cidade, se irão alugar/comprar veículo ou se irão utilizar transporte público. Lembre-se que minimizar situações de estresse é muito valioso já que o fato de estar fora do seu país, da segurança da sua rotina, por si só gera um pouco de estresse, por mais valiosa que seja essa experiência.

conexao familia aula caminho
Transporte público e longas caminhadas faziam parte da nossa rotina

Destino escolhido, comece a selecionar os cursos de acordo com as necessidades e possibilidades de sua família. A partir daí é que vocês terão condições de avaliar sobre a escolha da moradia, transporte e tudo mais que envolva a estadia de vocês. Lembrem-se de pesquisar sobre atrações turísticas e atividades que lhes interessam. Afinal, vocês estarão de férias ( ou um período sabático, quem sabe?) e precisam de momentos de lazer. Mas não se esqueçam de continuar sempre aprendendo, mesmo enquanto se divertem. Leiam placas, avisos, entendam as gírias, façam perguntas, observe os funcionários do supermercado e da escola, aproveite cada segundo dessa que, sem dúvida, será uma experiência inesquecível.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *