PARQUE BICENTENÁRIO, CONFITERIA TORRES E BISTRÔ KM 0 – TRÊS LUGARES IMPERDÍVEIS EM SANTIAGO!

Categorias América do Sul

SEGUNDO DIA EM SANTIAGO:

Como foi nossa segunda visita à capital chilena, nos demos ao luxo de fazer um programa mais fora dos tradicionais pontos turísticos da cidade. Nosso hotel era bem próximo ao Parque Bicentenário, então, lá fomos nós fazer um piquenique !

IMG_2192
Escultura La Búsqueda – Parque Bicentenário

O Parque Bicentenário é uma enorme área verde, no bairro Vitacura

, onde há pistas para corrida, parquinhos, área para piquenique, lagos, esculturas e o famoso restaurante Mestizo. Muito frequentado por locais, é um espaço agradável para levar crianças para brincar, praticar esportes ou, simplesmente, curtir um piquenique. Foi o que resolvemos fazer. Como estávamos hospedados bem próximo ao Costanera Center, fomos ao supermercado de  lá e abastecemos nossa wine bag com pães, queijos e……vinho. Foi uma delícia de manhã. O tempo estava friozinho, com um sol preguiçoso e nós conhecemos o parque, visitamos as esculturas e depois fizemos o piquenique.

Porém, aqui vai um alerta: no Chile é proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos, como ruas e parques. Apesar de sempre ler muitas coisas sobre o local para onde iremos viajar, nunca havíamos lido essa restrição em relação a bebida no  Chile. Só ficamos sabendo depois que comentamos com Hector, o motorista que nos acompanhou esses dias em Santiago, qual havia sido nosso programa do dia. Por sorte nossa, não aconteceu nada. Então fica a dica: apesar dos tentadores vinhos chilenos não os consuma em locais públicos.

IMG_2188
Piquenique no Parque Bicentenário: da próxima vez será com suco de uva!

CONFITERIA TORRES

: PARADA OBRIGATÓRIA PARA OS AMANTES DE CAFÉ E HISTÓRIA

Em todas viagens que fazemos, sempre procuramos pelos cafés mais antigos da cidade ou que tenha alguma história interessante ligada a ele.  No começo da tarde fomos para o centro (pegamos o metro L1 e descemos na estação La Moneda)  para conhecermos a famosa Confiteria Torres. Havia uma filial da Confiteria  a dois quarteirões do nosso hotel, no moderno Bairro de Las Condes, mas nós queríamos conhecer o mais antigo, aquele que, juntamente com o Café Tortoni ( Buenos Aires) e Confeitaria Colombo ( Rio de Janeiro) formam os três cafés mais antigos da América do Sul. Já conhecíamos o Tortoni e a Colombo faltava ,então, a Confiteria Torres.

Localizada bem no centro de Santiago, próximo ao Palácio de La Moneda, a Confiteria Torres ocupa  um belo prédio, originalmente construído para ser o palácio da família Iñiguez, em 1879. Conta-se que uma família da aristocracia chilena tinha um mordomo chamado José DomingoTorres, que era sempre solicitado pelas donas de casa amigas da família para ajudar em seus jantares e recepções. A fama das habilidades culinárias de DomingoTorres chegou a um ponto da família decidir abrir seu próprio negócio, daí a origem da Confiteria Torres.

Por lá passaram várias pessoas famosas e políticos, tanto que alguns pratos têm seus nomes em homenagem a essas personalidades. O mais famoso deles é o Barros Luco, um ex presidente chileno que apreciava o pão com queijo e carne prensado. E claro, foi esse que experimentamos!

IMG_2196
Café com chantilly e Barros Luco: um bom lanche no começo da manhã ou fim de tarde em Santiago

O interior da cafeteria não impressiona tanto quanto sua fachada: é bem mais singelo que o Torttoni e a Colombo mas, mesmo assim, vale a visita. Caso você esteja visitando o Palácio de La Moneda na hora do almoço, pode incluir em seu roteiro como opção de local para refeição pois, o almoço lá também é muito recomendado. Há uma filial dentro do Centro Cultural La Moneda e outra na Av. Isidora Goyenecha, se você não fizer questão de ir conhecer a original mas ficou curioso para experimentar um Barros Luco.

E pra terminar esse dia em grande estilo, fomos jantar no Bistrô  KM 0 que fica no Hotel W Santiago. Ficamos encantados com a espetacular adega do restaurante. A comida é saborosa e o preço não foge aos padrões dos bons restaurantes de Santiago.

adega KM 0
Imagina uma adega que ocupa 3 andares de um prédio!!!

Hora de fechar as malas e preparar para a segunda parte da viagem: Mendoza, lá vamos nós!
Como chegar:

  1. Parque Bicentenário –   Bicentenário 3236, Vitacura –  Metrô até as estações Tobalaba ou El Golf. Caminhe até a Isidora Goyenechea e vire á direita, sentido Vitacura.
  2. Confiteria Torres – Av. Libertador Bernado O´Higgins –  Aproveite para conhecer após sua visita ao Palácio de La Moneda.
  3. Bistrô Km 0- Avenida Isidora Goyenechea, 3000, piso -1, Las Condes, próximo ao metrô El Golf.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *